botao colegios botao gradudacao2 botao pos gradudacao  vestibular fic

MUDANÇAS CURRICULARES TRAZEM NOVAS POSSIBILIDADES PARA ALUNOS DAS FIC

Sempre pensando no melhor para o estudante, a FEUC realizou, no dia 9 de junho, um curso de atualização e formação continuada em Marcos Regulatórios da Educação Superior, voltado para coordenadores, professores e funcionários das faculdades. As aulas foram ministradas pela coordenadora de Sistemas de Informação, Aline Silvestre; o vice-coordenador Acadêmico das FIC, Victor Ramos; e a coordenadora Acadêmica, Rosilaine Silva.

mudancas-curriculares-0

 

Atendendo à resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que prevê mudanças e novos marcos do ensino superior do País – principalmente dentro das áreas de licenciaturas – agora os cursos de formação pedagógica da nossa instituição terão o prazo mínimo de quatro anos de duração. A ampliação do tempo acadêmico proporcionará ao estudante mais qualidade no aprendizado, o que resultará na formação de um profissional mais completo. Entre outras adequações internas, a resolução atende importante demanda na formação do aluno: tornou obrigatório para todos os cursos de licenciatura a educação em direitos humanos. As matrizes curriculares foram atualizadas e trazem matérias que trabalham temas como educação ambiental,educação indígena e quilombola, formação de jovens e adultos etc. A FEUC já praticava essa política, no entanto, a partir da nova resolução teremos novidades para a formação de um discente cada vez mais capacitado. Com a entrada da educação em direitos humanos na grade, agora o graduando, ao longo do período do estágio, precisa participar de um encontro de atividades não regulares, como visitar uma escola indígena, quilombola ou de educação do campo, por exemplo. O intuito é formar profissionais cada vez mais especializados e que saibam trabalhar com as diferenças.

mudancas-curriculares-1

Também foram estabelecidas regras para a segunda graduação em licenciatura. Procurando otimizar o tempo do aluno, sem que se perca conteúdo, as FIC oferecerão a segunda graduação com prazos variando entre um ano e um ano e meio: aqueles que optarem por um curso da mesma área de sua primeira graduação, conseguirão se formar no prazo menor, de até um ano; caso escolham um curso de área não afim, a duração será de até um ano e meio.

Todas as mudanças começam a valer para as turmas de 2018.2. As novas matrizes curriculares, assim como os PPCs atualizados, encontram-se disponíveis no site da FEUC. Qualquer dúvida, consulte o coordenador do seu curso.

Logo-Clube-de-Vantagens-Novo

banner biblioteca