Portadores de Diploma de Nível Superior

 

 

VEJA O VÍDEO DO PROFESSOR ALZIR SOBRE O ASSUNTO: https://youtu.be/Cep3HXqhsMI

 

VEJA O PPC DO CURSO DE MATEMÁTICA DAS FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES NESTE SITE.

 

Os artigos 14 e 15 da Resolução CNE/CP nº 2/2015 dispõem sobre a oferta de nova formação para portadores de diplomas de ensino superior, sejam estes licenciados ou não licenciados.

 

Graduados licenciados

No caso dos graduados licenciados, indica os parâmetros referidos às cargas horárias e princípios:

Os cursos de segunda licenciatura terão carga horária mínima variável de 800 (oitocentas) a 1.200 (mil e duzentas) horas, dependendo da equivalência entre a formação original e a nova licenciatura.

 A definição da carga horária deve respeitar os seguintes princípios:

I - quando o curso de segunda licenciatura pertencer à mesma área do Curso de Matemática, a carga horária deverá ter, no mínimo, 800 (oitocentas) horas;

II - quando o curso de segunda licenciatura pertencer a uma área diferente da do Curso de Matemática, a carga horária deverá ter, no mínimo, 1.200 (mil e duzentas) horas;

III - a carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas;

No que tange ao cumprimento das 200 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, o Colegiado responsável pelas mudanças cumpridas por este PPC, definiu por sua inclusão, sem prejuízo das cargas horárias obrigatórias, dos núcleos I e II, conforme consta no artigo 12 da Resolução CNE/CP, Nº 2/2015.

Definimos percentuais mínimos necessários, referentes aos núcleos I e II a fim de dar conta do disposto acima e os convertemos em créditos/cargas horárias, para efeito de orientação à análise curricular que deverá ser realizada quando dassolicitações de ingresso.

MODALIDADES DE CURSO SUPERIOR

CRÉDITOS e /ou CARGAS HORÁRIAS

Total

Núcleo I

Núcleo II

Núcleo III

Estágio

 

1.Graduados licenciados

(área diferente)

42 Cr

630h

18 Cr

270h

200h

300h

1400

2.Graduados licenciados

(mesma área)

10 Cr

150h

 24 Cr

360

200h

300h

1010

             

PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE QUEIRAM FAZER A SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: CURSO EM UM ANO. 

PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE QUEIRAM FAZER A SEGUNDA LICENCIATURA EM HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS OU LETRAS: CURSO EM UM ANO E MEIO. 

LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS OU LETRAS QUE QUEIRAM FAZER A SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CURSO EM UM ANO E MEIO. 

 

4.5.2 Graduados não licenciados

No caso dos graduados não licenciados a definição da carga horária do Curso de Formação Pedagógica deve respeitar os seguintes princípios:

I – Quando o curso de origem pertencer à mesma área da do Curso de Matemática, a carga horária deverá ter, no mínimo, 1.000 (mil) horas;

II - Quando o curso de origem pertencer à uma área diferente da do Curso de Matemática, a carga horária deverá ter, no mínimo, 1.400 (mil e quatrocentas) horas;

III - a carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas;

IV – Quando o curso de origem pertencer à mesma área da do  Curso de Matemática deverá haver 500 (quinhentas) horas dedicadas às atividades formativas, estruturadas pelos núcleos I e II, conforme especificado nesse projeto;

 V – Quando o curso de origem pertencer à uma área diferente da do Curso de Matemática deverá haver 900 (novecentas) horas dedicadas às atividades formativas,  estruturadas pelos núcleos I e II, conforme especificado nesse projeto.

VI - deverá haver 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, estruturadas pelo núcleo III, conforme especificado nesse projeto.

GRADUADOS EM ADMINISTRAÇÃO QUE QUEIRAM FAZER MATEMÁTICA:  CURSO EM UM ANO E MEIO. 

GRADUADOS EM BSI QUE QUEIRAM FAZER MATEMÁTICA:  CURSO EM UM ANO. 

MODALIDADES DE CURSO SUPERIOR

CRÉDITOS e /ou CARGAS HORÁRIAS

Total

Núcleo I

Núcleo II

Núcleo III

Estágio

 

1.Graduados não licenciados

(área diferente)

36 Cr

540h

24 Cr

360h

200h

300h

1400

2.Graduados não licenciados

(mesma área)

18 Cr

270

16 Cr

240h

200h

300h

1010

Definimos percentuais mínimos necessários, referentes aos núcleos I e II a fim de dar conta do disposto acima e os convertemos em créditos/cargas horárias, para efeito de orientação à análise curricular que deverá ser realizada quando dassolicitações de ingresso.

 

 ATIVIDADES FORMATIVAS - NÚCLEO 1

Atividades Formativas

Núcleo I

Período

CH

Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação

Primeiro

30

Matemática Básica

Segundo

60

Lógica Matemática

Segundo

30

Desenho Geométrico

Segundo

60

Métodos e Técnicas de Estudos

Segundo

30

Sociologia da educação

Segundo

30

Funções Matemáticas

Terceiro

60

Geometria Plana

Terceiro

60

História da Matemática

Terceiro

30

Didática Geral

Terceiro

30

Trigonometria e Números Complexos

  Quarto

30

Cálculo I

  Quarto

60

PA,PG,Equações Polinomiais

  Quinto

30

Cálculo II

 Quinto

60

Geometria Analítica

  Quinto

60

Geometria Espacial

  Sexto

60

Cálculo III

  Sexto

60

Exponencial e Logaritmo

  Sexto

30

Didática do Ensino da Matemática na Educação Básica

Sétimo

60

Psicologia  da educação

Oitavo

30

Trabalho de Conclusão de Curso

Oitavo

60

Carga Horária Total  Atividades Formativas

Núcleo I

 

960

 

ATIVIDADES FORMATIVAS - NÚCLEO II

 

Atividades Formativas

Núcleo II

 

Período

CH

 

Educação, Comunicação e Tecnologia

Primeiro

30

Oficina de Produção de Textos

Primeiro

60

Educação, Cultura e  Sociedade

Primeiro

60

Estudo da Língua Brasileira de Sinais

Primeiro

30

Educação e Meio Ambiente

Segundo

30

Educação Especial e Inclusiva

Terceiro

30

Hist. Cultura Afro Brasileira e Indígena

Terceiro

30

Matemática Discreta

Terceiro

30

Análise e Interpretação de Dados

Quarto

30

Avaliação Educacional

Quarto

30

Escola e Currículo

Quarto

30

Matemática Financeira

Quarto

60

Probabilidade e Estatística

Quarto

60

Álgebra Linear

Quinto

60

Educação Quilombola e Indígena

Quinto

30

Educação de Jovens e Adultos

Quinto

30

Estágio Orientado I

Quinto

30

Teoria dos Números

Sexto

60

Estágio Orientado II

Sexto

30

Elaboração de Projetos

Sexto

30

Educação Brasileira

Sexto

30

Movimentos Sociais e Educação

Sétimo

30

Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Sétimo

60

Introdução à Análise Matemática

Sétimo

60

Estruturas Algébricas

Sétimo

60

Inglês Instrumental

Sétimo

30

Equações Diferenciais

Oitavo

60

Cálculo Numérico

Oitavo

60

Análise vetorial

Oitavo

30

Física

Oitavo

60

Carga Horária Total Atividades Formativas  Núcleo II

 

1260

 

4.2.8 Estudos Integradores para enriquecimento curricular– Atividades Complementares- Núcleo III

Estudos Integradores para enriquecimento curricular

Núcleo III

CH

Atividades Complementares

200

 

MAIS INFORMAÇÕES, NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO.