Nosso Corpo Docente

 alessandra

Professora e Pesquisadora Alessandra Senna

 

Graduada em Licenciatura Plena em História pelas FIC/RJ. Pós-graduada em História social e cultura do Brasil FIC/RJ. Mestra em História social, cultural e do trabalho pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO. Lecionou como docente titular na Faculdade de Filosofia, letras e Ciências de Duque de Caxias – FEUDUC, ministrando aulas nas disciplinas especificas do curso de História e em disciplinas pedagógicas como Didática, Metodologia Cientifica e Sociologia da educação, na modalidade EaD, semi presencial. Atualmente é professora no curso de pós graduação em Historia social e cultural do Brasil na Faculdade Unificada Campograndense -FEUC.

 André

Professor mestre André Oliveira

 

Graduação em física e computação pela UFRRJ, mestre em física de partículas pelo CBPF, doutorando em ciências no IME. Atua como professor no C.E. erich Walter Heine, na graduação da FEUC nos cursos de administração, matemática e sistemas de informações, além de ministrar no MBA em gestão de segurança da informação na pós graduação da FEUC. Experiência em projetos educacionais com alguns prêmios recebidos. Experiência com orientação de projetos científicos e TCC s. Experiência em construção de software e administração de empresas.

 Bruna

Professora Mestre Bruna Mayara Batista Rodrigues

 

A Professora Bruna Mayara Batista Rodrigues é doutoranda em Educação com especialização em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), possui especialização em Matemática para professores do Ensino Fundamental e Médio pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC) e é graduada em Licenciatura em Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Possui experiência no Ensino Básico e no Ensino Superior, atuando como professora de Matemática na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e na Fundação Educacional Unificada Campograndense nos cursos de graduação em Matemática, Pedagogia e Administração, além da pós-graduação em Teoria e Prática do Ensino de Matemática.

 celia

Professora Doutora Célia Maria Pacheco Cruz

 

Possui graduação em Pedagogia pela Associação do Ensino Superior São Judas Tadeu nas Habilitações de Orientação Educacional e Magistério, Educação Especial pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro -UERJ. Pós-graduações em Gestão Estratégica, Psicomotricidade e Docência Superior   pela UCAM e Língua Inglesa Aplicada ao Mercado de Trabalho no UNISUAM. Tem Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Americana. Foi Diretora Substituta e professora da Escola Técnica Maracanã -Funcefet por 7 anos. Também atuou como professora na Universidade Nova Iguaçu - UNIG por 11 anos. Experiência administrativa, financeira no Banco Chase Manhattan e Cyanamid Química do Brasil num total de 20 anos . Experiência de quinze anos de trabalho com Capacitações e trabalhos sociais pedagógicos na Ong Ceaca-Vila. Atualmente a professora Célia atua nos programas de MBA da CEPOPE e a frente da disciplina de Didática do Ensino Superior.

 sheila

Professora Doutora e mestre Claudia Atanazio Valentim

 

Doutora e mestre em Literatura (UFRJ) há mais de 10 anos. Tem experiência docente superior a 20 anos na Educação Básica Pública e no Ensino Superior, em nível de graduação e pós-graduação, tendo, também, orientado mais de 100 trabalhos de conclusão de curso e exercido funções de coordenação de pós-graduações e de curso de graduação em Letras. Claudia desenvolve pesquisas na área de romance epistolar e literatura e educação, com número expressivo de publicações. Atualmente, ela atua como professora titular do curso de especialização em Estudos Literários e em disciplinas da área de Literatura, Mídia e Outras Linguagens junto à CEPOPE. Além disso, exerce função de Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Ensino.

 claudia-miranda

Professora Mestre Claudia C. Carvalho de Miranda


Mestre em Educação pela UERJ. Possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Psicomotricidade. Graduada em Pedagogia pela UERJ. É Professora Convidada da Universidade Castelo Branco (UCB), do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG), da Faculdade Integrada A Vez do Mestre (AVM/UCAM), ministrando aulas em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Coordenadora do Curso de Pedagogia e Professora de Ensino Superior da Fundação Educacional Campograndense/Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FEUC/FIC), ministrando aulas na Graduação de Pedagogia e cursos de Licenciaturas. Foi Coordenadora de Área (Pedagogia) do PIBID/CAPES. Professora aposentada da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ), onde exerceu, por trinta e dois anos, diferentes funções, como docente, Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta de Unidade Escolar.

Atualmente, a professora Claudia Miranda atua, na CEPOPE, com disciplinas das áreas de educação e saúde, no Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

 

 Diogo

Professor Doutor Diogo da Silva Cardoso
Doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no PPGG/UFRJ, com pesquisa sobre a área histórica da Fazenda de Santa Cruz e na qual propõe uma nova teoria para a análise espacial e uma reflexão sobre a abordagem etnográfica na ciência geográfica. Além da pesquisa e docência em Geografia, também trabalha com projetos culturais voltados para o desenvolvimento local. Áreas de interesse: desenvolvimento local, crítica cultural, políticas públicas e gestão governamental, patrimônio cultural e ambiental, instituições culturais e processos de salvaguarda


Atualmente, o professor Diogo atua, na CEPOPE, com disciplinas relacionadas aos estudos sobre Rio de Janeiro e Meio Ambiente.

 Éder

Professor Mestre Éder Nicolau A. Venâncio.

 

Mestre em Estudos de linguagem (Teoria e análise linguística) pela UFF, especialista em Gestão escolar e licenciado em Letras. Atualmente, desenvolve trabalhos pela CEPOPE, com disciplinas, orientações e seminários relacionados à Morfossintaxe da língua portuguesa e a teorias gerais da Linguística, e pela SME-RJ, como professor de Língua Portuguesa. Em pesquisas, atua, principalmente, nas áreas de Linguística cognitivo-funcional, Sociolinguística, Semântica e pragmática, Morfossintaxe da língua portuguesa, Análise do discurso e Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa.

 Jose-Ricardo

Professor Doutor José Ricardo Dordron de Pinho

Doutor em Língua Espanhola pela UFRJ.   Professor de Português e de Espanhol da FEUC (Graduação e Especialização) e de Espanhol do Colégio Pedro II, onde também atua como Coordenador Pedagógico do Campus Realengo II e Substituto Eventual do Coordenador Geral do Curso de Espanhol. Suas pesquisas tratam, principalmente, do ensino da pronúncia e do tratamento da variação linguística na aula de línguas. Possui diversos trabalhos publicados e tem longa experiência em orientação de TCC. Também atuou em três edições do PNLD, como leitor crítico, avaliador e coordenador adjunto.


Atualmente, o professor José Ricardo atua, na CEPOPE, com disciplinas da área de Variação Linguística, Fonética e Fonologia nos programas de pós-graduação em Língua Portuguesa e Espanhola.

 Leila

Professora Especialista Leila Queiroz Evaristo da Silva

 

Neuroeducadora pela Estácio/SP, Psicopedagoga Clínica e Institucional e licenciada em Pedagogia, pela FEUC. Atua como professora do curso em Psicopedagogia Clinica na FEUC, sendo responsável pelas atividades de Estágio Orientado. É Agente de Educação Especial na 7ª CRE da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Coordena o departamento de pós-graduação da Faculdade Sinapses. Foi fundadora do Projeto Promova: Espaço Psicopedagógico em Campo Grande. Leila é professora há, aproximadamente, vinte anos, já tendo atuado como coordenadora de Orientadores Educacionais, Orientadora Educacional, diretora de escola e outras funções no magistério público e privado.

 Roberta

Professora Especialista Roberta Angelo Monteiro

 

È fonoaudióloga pela UVA e psicopedagoga pela Cândido Mentes, tendo realizado parte de seus estudos da graduação na Universidade de Gent, na Bélgica. Possui pós-graduação em fonoaudiologia educacional. È pós-graduanda em neuropsicologia (IBMR). Atualmente trabalha com distúrbios da linguagem e aprendizagem tanto de modo preventivo quanto remediativo no âmbito clínico. É coordenadora da equipe multidisciplinar FonoCom situada em Campo Grande, RJ onde realiza avaliação fonoaudiológica, psicopedagógica e multidisciplinar juntamente com serviço de psicologia, psicomotricidade e terapia ocupacional, além disso, trabalha com acompanhamento terapêutico, orientação parental e educacional dos transtornos de linguagem e aprendizagem. Na CEPOPE, a professora Roberta Angelo atua com disciplinas das áreas de saúde educação no Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

 sheila

Professora mestre Sheila Venancia

 

Mestrado em Ensino pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pedagoga graduada pela UERJ com habilitação em Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio e Educação Especial. Pós graduada em Deficiência Mental pela UniRio, em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará e em Educação Tecnológica pelo CEFET/RJ. Componente da Coordenação Pedagógica do Curso de Especialização em EJA na Diversidade e Inclusão Social. Professora do Curso de Pós Graduação em Educação Especial da FEUC/RJ. Professora das Redes Estadual e Municipal de Educação do RJ. Integrante do grupo de pesquisa do Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar : práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (UFRRJ)

 victor

Professor Mestre Victor Ramos da Silva

Mestre em Estudos de Linguagem (Psicolinguística e Bilinguismo) pela UFF. Possui, também, especialização em Gestão Educacional, Licenciatura em Letras e Certificado Internacional sobre práticas de Ensino de Inglês. Atua nas áreas de Neurociências,   Morfossintaxe da Língua Inglesa sob a abordagem neuropsicolinguística e na formação e treinamento de professores de idiomas.


Atualmente, o professor Victor atua, na CEPOPE, com disciplinas da área do ensino de línguas, gramática avançada da língua inglesa e neurociências, além de desempenhar a função de Coordenador dos programas de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa.