Núcleo de Estudo Urbano - NEURB

  • QUEM SOMOS E O QUE OBJETIVAMOS? O Núcleo de Estudos Urbanos – NEURB/FEUC vem desenvolvendo projetos com o objetivo de fomentar atividades político-pedagógicas de pesquisa, extensão e culturais na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é a produção de um conhecimento voltado para a formação humana comprometida com uma prática política cidadã. Nesta perspectiva tem sido nossa preocupação que os projetos realizados sejam resultado das demandas comunitárias. Ou seja, temos como missão fomentar um conhecimento que se constitua em ferramenta de empoderamento dos segmentos populares locais a fim de construir alternativas criativas, solidárias e fraternas para a reprodução da vida. Temos contado com alunos/as dos diversos cursos da instituição, assim como com ex-alunos/as e parceiros/as da região. Além disso, têm sido muito valiosas parcerias que temos feito com o PACS (Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul) e com a Rede Zona Oeste de Economia Solidária, Solidariedade e Comércio Justo

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

• Projeto Cinema na FEUC (a cada último s abado de cada mês, de 13h às 17h).
O Projeto Cinema na FEUC tem se constituído numa ferramenta pedagógica de fundamental importância. Já no seu décimo primeiro ano de realização, o projeto vem promovendo a exibição de filmes/documentários nacionais e estrangeiros na perspectiva de pensar a realidade política, econômica e social de diferentes lugares e países em diferentes períodos da história, sobretudo dos Países do Sul. O Objetivo principal é promover o conhecimento de realidades vividas por países e grupos sociais e que a Grande Mídia não tem interesse em revelar e, assim, estimular o debate e a reflexão coletiva acerca destes temas a fim de fortalecer a habilidade em analisar diferentes processos sociais e dinamizar reflexões em diferentes grupos de estudo. As sessões são seguidas de debates com convidados/as.

• Cursos e Oficinas pedagógicas de formação humana
A partir de parcerias com o PACS (Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul), vimos realizando oficinas pedagógicas e cursos de formação humana voltados a alunos/as e à comunidade. Trata-se de uma oportunidade de potencializar o espaço físico da FEUC, recursos humanos criativos e potenciais na perspectiva de ampliar os horizontes utópicos do corpo discente e docente e da comunidade do entorno.
(O PACS é uma Ong que, há vinte anos, vem desenvolvendo pesquisas e ações sócio-educativas na perspectiva da economia sócio-solidária. Há dois anos vimos desenvolvendo uma parceria que tem permitido a realização de oficinas, cursos e encontros na perspectiva de fundar novas práticas para uma convivência solidária.)PARCEIROS DO NEURB

•     PACS – Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul:
Organização sem fins lucrativos, dedicada ao Desenvolvimento Solidário, que trabalha com pesquisa socioeconômica e educação e tem sede no Rio de Janeiro. A proposta do PACS é colocar o trabalho e a criatividade de sua equipe a serviço dos movimentos sociais, das entidades eclesiais, dos governos populares, dos grupos de produção de iniciativa popular e de outras organizações de desenvolvimento solidário, pensando a economia de forma diferente e dando um outro rumo ao nosso sistema socioeconômico. Em 2006, o PACS com parceria com o NEURB desenvolveu o curso de Mulheres e Economia e Viabilidade Econômica e Gestão Popular.

  • Rede Zona Oeste de Economia Solidária, Solidariedade e Comércio Justo

Rede trabalhadoras e trabalhadores que produzem a partir do trabalho solidário. A FEUC tem apoiado a Rede, cedendo espaço e infraestrura necessário para a realização de cursos, encontros, seminários e feiras de produtos da economia solidária. A Rede é uma importante parceira na realização da responsabilidade social, uma vez que tem incorporado artesãs locais às atividades realizadas, além de estender suas oficinas à comunidade.