NEHPS Núcleo de Estudo e Pesquisas Sociais

 

O Núcleo de Estudos Históricos e Pesquisas Sociais (N.E.H.P.S) tem como principal objetivo promover a relação entre ensino, pesquisa e extensão no curso de História das FIC. No sentido da articulação acima mencionada, pensamos o N.E.P.H.S. como um núcleo de formação continuada, através da oferta de cursos de extensão, palestras, eventos, exposições, dentre outros, com o intuito de promover a capacitação em atividades de pesquisa e de ensino para os profissionais de História. As atividades são oferecidas por professores do curso, egressos, convidados e, principalmente, alunos da graduação, que realizam conferências, oficinas, palestras, monitoria, divulgação de pesquisas e/ou monografias de fim de curso.


Um dos instrumentos desta ação é a organização de um fundo arquivístico com cópias, transcrições e análises de documentos institucionais relativos à Freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande e seus arredores, cuja finalidade é subsidiar atividades de pesquisa de alunos e de professores para os períodos colonial e imperial.
Através deste fundo, busca-se, também, a produção de materiais sobre a história de Campo Grande, com vistas a futuras publicações. Um outro ponto a se destacar é a ação do Núcleo no sentido de ser repositório das monografias produzidas pelos alunos do Curso de História, no sentido de tornarem-se referenciais de pesquisa tanto para a Instituição quanto para a comunidade.


Deste modo, o N.E.H.P.S representa mais um espaço de vivência da prática, apresentando-se como um Laboratório de Ensino de História e de História Regional, que prioriza o exercício da ação docente.