Tecnólogo em Sistemas Elétricos

 

POR QUE ESTUDAR SISTEMAS ELÉTRICOS NA FEUC?

No Curso de Sistemas Elétricos os alunos terão a integração entre teoria e prática na forma de projetos, experimentos e resoluções de problemas e aprendizagem pela pesquisa. Esse conhecimento permitirá o aluno projetar, construir, implantar, operar e fazer a manutenção de sistemas elétricos.

O Curso Tecnólogo em Sistemas Elétricos possui campo de atuação similar ao do engenheiro eletricista, pois o currículo equivale ao da engenharia. Têm uma duração mais curta, por estar focado nos aspectos práticos da área elétrica, proporcionando uma inserção mais rápida no mercado de trabalho.

 

MATRIZ CURRICULAR

O aluno estudará disciplinas profissionalizantes nas áreas de Metrologia, Regulação do Setor, Linguagem de Programação, Cálculos, Circuitos Elétricos, Sistemas Digitais, Projetos, Automação Industrial, Eletrônica Analógica e Industrial, Máquinas elétricas, Acionamentos Elétricos, Fontes Alternativa de Energia, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, Redes Inteligentes de Energia e Modelagem. Ou seja, você estudará as tecnologias mais modernas que existem no mercado.

 

ATUAÇÃO

O tecnólogo em Sistemas Elétricos pode atuar em nível operacional como estratégico, na zona rural como na urbana; em concessionárias e empresas diretamente ligadas ao setor elétrico e em empresas da área de manutenção elétrica para atuar na otimização do consumo de energia.

 

MERCADO PROFISSIONAL

Este profissional pode atuar nas áreas de venda, assistência técnica de instrumentos de alta e baixa tensão, iluminação e conservação de dispositivos automáticos e também pode atuar como consultor em eficiência energética, na implantação de sistemas de acionamentos industriais e técnico-comerciais. Atualmente as regiões Sul e o Sudeste concentram a maior parte das vagas.

De acordo com o Plano de Expansão de Energia, produzido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2026 o setor elétrico tem uma previsão de ampliação de 43% na sua capacidade de geração de Energia Elétrica, sendo que o maior investimento será na área de energias renováveis (Usina hidroelétrica de pequeno porte (PCH) + Biomassa, Eólica e Solar). Assim, o tecnólogo de sistemas Elétricos tem mercado garantido, pois a área ainda carece de mão de obra especializada.

Salário inicial: de R$ 1.800,00 a R$ 3.500,00 (fonte: Guia do Estudante - Editora Abril S.A.)

 

TITULAÇÃO

Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se "tecnólogos" e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais com predominância de uma delas.

 

DURAÇÃO

3 anos (6 semestres)

 

HORÁRIOS

NOITE – 18h20 às 21h50

 

SITUAÇÃO LEGAL

Autorizado pela portaria MEC/SERES nº 743 de 10/12/2014, publicada no Diário Oficial da União de 11/12/2014.

Reconhecimento do curso, Processo Nº: 201709665/MEC, aguardando publicação em Diário Oficial da União.

 

COORDENAÇÃO

Prof.ª Luciane de Rezende Souza

 

 

 

vestibular inscreva