1. O CURSO
O curso tem como objetivo formar profissionais para a área de sistemas elétricos de energia, possibilitando aos mesmos o desenvolvimento pleno para a participação em atividades técnicas de projeto, expansão, instalação e manutenção de sistemas de energia elétrica, desde a geração, passando pela transmissão e distribuição de energia elétrica, chegando as subestações dentro das Industrias.
ATUAÇÃO:
O tecnólogo em Sistemas Elétricos pode atuar em nível operacional como estratégico, na zona rural como na urbana; em concessionárias e empresas diretamente ligadas ao setor elétrico e em empresas da área de manutenção elétrica para atuar na otimização do consumo de energia.
MERCADO PROFISSIONAL:
Este profissional pode atuar nas áreas de venda, assistência técnica de instrumentos de alta e baixa tensão, iluminação e conservação de dispositivos automáticos e também pode atuar como consultor em eficiência energética, na implantação de sistemas de acionamentos industriais e técnico-comerciais. Atualmente as regiões Sul e o Sudeste concentram a maior parte das vagas. De acordo com o Plano de Expansão de Energia, da Empresa de Pesquisa Energética, ligada ao Ministério de Minas e Energia, até 2014 o setor elétrico tem uma previsão de ampliação de 55,33% na sua capacidade de geração de Energia Elétrica. Assim, o tecnólogo de sistemas Elétricos tem mercado garantido, pois a área ainda carece de mão de obra especializada. Salário inicial: de R$ 1.800,00 a R$ 3.500,00 (fonte: Guia do Estudante - Editora Abril S.A.)
TITULAÇÃO:
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se "tecnólogos" e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais com predominância de uma delas.
DURAÇÃO:
3 anos (6 semestres)
HORÁRIO:
NOITE – 18h20 às 21h50
SITUAÇÃO LEGAL:
Autorizado pela portaria MEC/SERES nº 743 de 10/12/2014, publicada no Diário Oficial da União de 11/12/2014.
CONCEITO DO CURSO:
O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos recebeu conceito 5 (cinco) na avaliação, sendo o conceito máximo dado pelo MEC.
2. COORDENAÇÃO
Profª Luciane de Rezende Souza
Formação acadêmica:
Mestre em Engenharia Nuclear e Especialista em Tutoria EAD
Experiência Profissional:
Professora de cursos na área tecnológica e de gestão, nos segmentos da educação básica, graduação e pós-graduação – presencial e a distância. Experiência em gestão de projetos e metrologia de nêutrons.
Horário de atendimento:
Segunda – 14h às 18h