Tecnólogo em Automação Industrial

 

Objetivo

O curso de tem como objetivos, o desempenho de atividades como: projetar sistemas de automação;- analisar tecnicamente a aquisição de componentes, equipamentos e sistemas de automação; coordenar equipes de trabalho multidisciplinar; programar controle de automação de sistemas; instalar sistemas de automação ;realizar manutenção em sistemas de automação e participar da elaboração de documentação técnica de sistemas de automação.

Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Tecnologia em Automação industrial é um profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. Este profissional atua na automatização dos chamados “processos contínuos”, que envolvem a transformação interrupta de materiais, por meio de operações biofisicoquímicas. Na sua atividade de execução de projetos, instalação e supervisão de sistemas de automação, são bastante empregadas tecnologias de controladores lógicos programáveis, sensores, transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão, vazão, atuadores eletropneumáticos, sistemas supervisórios, entre outras. Pode fazer parte de uma equipe multidisciplinar e coordenar equipes de trabalho, com grande autonomia no que se refere aos aspectos técnicos relacionados à automação. Bem como; planejar serviços, implementar atividades, administrar, gerenciar recursos, promover mudanças tecnológicas e aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente. 

O Tecnólogo de Automação Industrial poderá atuar em: Empresas públicas, privadas e prestadoras de serviço na área de automação industrial que produzem e/ou utilizam materiais, dispositivos, instrumentos, equipamentos, programas e sistemas dedicados à automação de indústrias; Indústrias de manufaturados; e Empresas de consultoria, assessoria e assistência técnica em automação;

Salário inicial: Segundo o Crea o salário base profissional para o Tecnólogo para 6:00hs de trabalho – R$4,400,00 e para 8hs R$6,600,00.

  

Matriz Curricular
Redação de Relatórios Técnicos Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
Princípios de Automação Industrial Elementos de Hidráulica e Pneumática
Cálculo básico Redes Industriais (Digitais)
Eletricidade I e II Gestão de Projetos
Laboratório de Eletricidade I e II Instalações Elétricas
Física I e II Estatística Aplicada
Medidas Elétricas Máquinas Elétricas
Desenho Técnico Acionamentos Elétricos
Desenho Computacional Sistemas de Potência
Cálculo I e II Modelagem e Análise de Processos
Eletrônica Analógica Acionamento Hidráulico e Pneumático
Empreendedorismo Princípios de Robótica
Lógica de Programação I e II Projeto de Automação I e II
Sistemas Digitais Metodologia Cientifica
Eletrônica Industrial Análise e Sistemas de Controle
Laboratório de Eletrônica Instrumentação Industrial
Laboratório de Eletrônica Industrial Acionamento de Máquinas Elétricas
Laboratório de Sistemas Digitais Responsabilidade Socioambiental
Sistemas de Automação I e II Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Laboratório de Automação I e II  

 

vestibular inscreva

 

Duração

3 anos (6 semestres)

Turno

Manhã e Noite

Coordenador

Profª Ms. Kattia Eugenia Noboa Cardoso Medeiros