Graduação - História

O Curso de Licenciatura em História das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC) tem por objetivo formar profissionais com conhecimento dos diversos campos da História, das práticas pedagógicas, da pesquisa e da passagem das questões acadêmicas para a situação escolar.

Por meio de leituras atualizadas, da problematização e da discussão de diferentes dimensões da área, visamos à construção de uma postura investigativa, da capacidade de lidar criticamente com os variados contextos sociais, do compromisso com a ética e da busca permanente da educação continuada.

O mercado de trabalho para os graduados em História é amplo, voltando-se, sobretudo, para o magistério fundamental e médio, cursos de extensão, cursos de aperfeiçoamento, espaços culturais, museus, arquivos e consultorias variadas, tais como as de ONGs (Organizações Não Governamentais), turismo, televisão, teatro, cinema, revistas e jornais, dentre outros.

Contamos com um corpo docente qualificado, formado por Especialistas, Mestres e Doutores, comprometidos com a pesquisa acadêmica e, ao mesmo tempo, com a Educação Básica.

A qualificação docente e uma infraestrutura adequada às demandas do ensino, pesquisa e extensão, contamos com mais de mil e oitocentos profissionais de História já se formaram pelas FIC.

 

DIFERENCIAL DO CURSO

O Curso de História das FIC, além se sua tradição na formação de docentes na área da Zona Oeste, Costa Verde e parte da Baixada Fluminense, possui alto índice de aprovação em concursos públicos para os ensinos fundamental e médio e em cursos de Mestrado e de Doutorado em instituições públicas e privadas. A relação estabelecida entre coordenação, docentes e discentes prima pelo respeito, humanismo e cooperativismo.

 

MATRIZ DO CURSO

Constitui-se de disciplinas da área de Ciências da Educação - Didática, Sociologia da Educação, Filosofia, Metodologia, Estudo da Língua Brasileira de Sinais, Educação e Meio Ambiente, História e Cultura Afro Brasileira e Indígena, Análise e Interpretação de Dados, Avaliação Educacional, Escola e Currículo, Educação Quilombola e Indígena, Educação de Jovens e Adultos, Inglês Instrumental, Movimentos Sociais e Educação - e de disciplinas específicas, referentes ao conhecimento histórico propriamente dito, tais como: A Natureza do Conhecimento Histórico, Correntes Historiográficas, História Antiga, História Medieval, História do Ensino de História, Teoria e Metodologia da Pesquisa em História, Elaboração de Projeto, Trabalho de Conclusão do Curso, História Antiga, História Medieval, História Geral: O Antigo Regime, História Geral: Revoluções Burguesas, História Geral: A Afirmação do Liberalismo, História Geral: Mundo Após a Primeira Guerra Mundial, História do Brasil Colonial, História do Brasil Imperial, História do Brasil da Primeira República, História do Brasil Após 1930, História do Brasil Após 1964, História da América Colonial, História da América Independente e História da África.

 

Objetivo

Formar professores e pesquisadores capazes de articular os conhecimentos da área de História e da Educação com habilidades e competências compatíveis com o seu exercício profissional.

 

Mercado de Trabalho

O profissional licenciado em História atua majoritariamente no magistério, além de também poder exercer atividades de pesquisa em museus, bibliotecas e arquivos históricos. Destacam-se as atividades de consultoria em órgãos públicos e privados ligados ao estudo e registro de aspectos históricos, sociais e culturais. O Licenciado em História pode prestar assessoria na elaboração e implementação de projetos de investigação e construção do conhecimento histórico assim como nos meios de comunicação. A área da pesquisa também é promissora, podendo atuar em projetos de instituições públicas e privadas, ligados à preservação do patrimônio histórico cultural.

 

Duração

4 anos (8 períodos)

 

Coordenadora:

Prfa. Dra. Marcia Cristina de Vasconcellos

vestibular inscreva