Graduação - Geografia

 

Objetivo

O objetivo do curso é formar profissionais aptos para atuação no ensino e pesquisa da Geografia, identificando e explicando a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento e analisando o estudo da natureza e da sociedade. Desta forma, deverá o formando em Geografia estabelecer o caráter relacional entre os componentes do ambiente natural e/ou construído, reconhecendo as determinações (sociais, econômicas, políticas, culturais, ambientais) presentes e atuantes na produção do espaço.

 

Mercado de Trabalho

- Professor de Geografia nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.
- Assessoria e consultoria a órgãos públicos e privados na elaboração, execução e avaliação de projetos de educação ambiental.
- Integração de equipes multidisciplinares de planejamento e gestão ambiental.

 

Matriz curricular

Constitui-se de disciplinas da área de Ciências da Educação - Didática, Sociologia da Educação, Filosofia, Metodologia etc - e de disciplinas específicas, referentes ao conhecimento geográfico propriamente dito, tais como: Geografia do Brasil, Geografia do Mundo, Geomorfologia, Climatologia, Geopolítica etc.

 

Diferenciais do Curso

O curso de licenciatura em Geografia das FIC visa formar professores com domínio crítico dos diversos processos do conhecimento geográfico, com corpo docente interdisciplinar, orienta suas linhas de pesquisa para: (I) Ensino da Geografia: prática docente, Currículo e a instituição escolar com o Professor Doutor Isaac Gayer, (II) As Transformações Territoriais e Ambientais na Zona Oeste com o professor Doutor Artur Lopes e as professoras Débora Rodrigues e Rosilaine Silva e (III) Geografia Cultural e relações étnico-raciais com o professor Demetrius Gomes.

 

Duração

4 anos(8 semestres)

 

Turno

Noite

 

Coordenador

Profª. Rosilaine Souza de Araújo da Silva

vestibular inscreva