Graduação - Licenciatura em computação

 

O curso de Informática - Licenciatura possui um foco de formação multidisciplinar, tendo a computação como sua área meio. Baseado nesta concepção, o curso tem por objetivo principal formar educadores na área de computação para os diversos campos da educação, contemplando a educação básica nas escolas, para as séries finais do ensino fundamental, para o ensino de nível médio, para a educação profissional e técnica, bem como, para as demandas produtivas do trabalho de formação geral.

Atualmente, estamos diante de um momento histórico que requer uma reflexão sobre a formação dos professores e seus efeitos em nossas comunidades. Nunca sofremos mudanças sociais, tecnológicas e culturais tão dinâmicas, quantos as que estão ocorrendo nas últimas décadas. Estas transformações criam a necessidade de cursos de formação, que garantam a presença de profissionais habilitados nas escolas, principalmente em áreas como a informática.

As Faculdades Integradas Campo-grandenses (FIC) consolidaram a sua vocação, em função do contexto e do meio ambiente onde estão inseridas.  O curso de Informática - Licenciatura reúne tecnologias da informação, usadas em laboratórios, material impresso e meio eletrônico, com a experiência da Instituição com a área pedagógica.

Ao longo de mais de 50 anos, as FIC vêm amadurecendo a competência na formação de professores. Campo Grande e adjacências apresentam grande número de escolas públicas e privadas que precisam professores, entre os quais os licenciados em computação.

Este curso, além de suprir a necessidade de professores Licenciados em Informática na região, visa, também, a possibilitar que os alunos formados de Cursos Superiores de Tecnologia ou Sistemas de Informação atuem de maneira adequada no magistério do Ensino Fundamental e Médio, com a devida formação pedagógica.  

 

Objetivo

O curso objetiva preparar profissionais aptos para atuação no ensino e pesquisa da Computação, capazes de reunir não só conhecimentos específicos de sua área, mas, também, do magistério em geral. Pessoas aptas para acompanhar as permanentes mudanças, posicionando-se de forma crítica e construtiva, e para implementar projetos interdisciplinares que englobam tecnologia e humanismo. 

 

Mercado de Trabalho

 - Professor de Computação no magistério de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante;
- Assessoria na elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação de projetos , que requeiram a conjugação do binômio educação/tecnologia, demandados por órgãos públicos, fundações, associações, organizações não-governamentais etc.
- Assessoria, consultoria e suporte a empresas e indivíduos no desenvolvimento de softwares educativos, e no uso de tecnologias para fins pedagógicos.

 

Duração

3 anos e meio (7 períodos)  

 

Turno

Manhã e Noite  

 

 

 

 

 

 

 

vestibular inscreva