Ata de reunião de trabalho da CPA - 08/02/2010

PRESENTES

Rafael Neves da Silva,
Cynthia Querino,
Frederico Guilherme,
Carlos Cesar,
Valdemar Silva e
Manuel B. Alvarez

PAUTA:
1) Avaliação Institucional: princípios e estruturação do processo

O Prof. Valdemar Silva apresentou à Comissão os princípios da Avaliação Institucional, atentando para o efetivo trabalho no que se refere a cada etapa do processo de autoavaliação.

Explicou também sobre a avaliação institucional, realizada “in locus” pela Comissão Externa, que compõe o processo de Avaliação Institucional.

2) Dos Propósitos Institucionais, Projeto Pedagógico Institucional - PPI e PDI

Explicou-se também sobre a articulação entre documentos e instrumentos de gestão: da articulação dos propósitos institcionais, PPI e PDI. Discutiu-se o propósito de um PPI, ou seja, uma instituição de ensino, antes de existir concretamente no mundo das coisas, representa um ideal.  Muito embora se tenha que situá-la na realidade, não há como deixar de vislumbrá-la como um vir-a-ser.  É a instituição idealizada quem mobiliza e permite a confluência dos esforços daqueles que a compõem, conforme aponta o nosso PPI.

O professor Frederico Guilherme e Rafael Neves apontaram para a necessidade de essa reunião ser realizada com todos os Coordenadores de Curso, a fim de se criar e estabelecer uma linguagem única a respeito de Autoavaliação. O professor Alvarez solicitou também que além deste grupo focal, seja também trabalhado o grupo de Alunos representantes de turma.

A CPA, portanto, entendeu que de fato, esse trabalho deve constar da agenda de trabalhos desta Comissão.

O prof. Alvarez apontou para o fato de termos a pelna consciência daquilo que somos para aquilo que objetivamos ser, deixando claro que todo o processo avaliativo visa a dinâmica constante da qualidade, ou seja, daquilo que buscamos com o trabalho instittucional.

3) Das Dimensões Avaliadas

O professor Valdemar Silva apresentou um quadro com as metas de Dimensões avaliadas e a previsão de avaliação para 2010, integrando todas as dimensões ao processo de autoavaliação.

4) Dos Relatórios de Autoavaliação E Atas de Reunião da CPA.

O prof. Valdemar apresentou cópia dos relatórios de 2004/2006; 2007/2008; 2008/2009 e 2009.1. Informou ainda que os mesmos encontram-se na pasta da Avaliação Institucional, presente na área da Coordenadoria Acadêmica, além do material impresso no armário da CPA. Também ficou estabelecido que todas as reuniões da CPA serão registradas no livro ata de reuniões, sendo de responsabilidade da  funcionária Cynthia Querino, que ficará com a responsabilidade do serviço de secretariar a Comissão.

5) Das responsabilidades e atividades dos Membros da Comissão

Ficou estabelecido que a responsabilidade de secretariar a Comissão, conforme apontado no item anterior, será da  funcionária Cynthia Querino, o funcionário Rafael Neves permanecerá com a responsabilidade da estruturação operacional do SIA, do uso e disponibilidade dos laboratórios de informática e aos professores Carlos César e Frederico Guilherme no suporte à análise e produção do relatório final e caberá como tabalho comum, a todos, o acompanhamento constante de todo o processo de trabalho da Comissão.