botao colegios botao gradudacao2 botao pos gradudacao  vestibular fic

XX Encontro de Ciências Sociais e XIX Semana de Geografia

 

Intervenção Militar no Rio de Janeiro em debate

É comum a afirmativa de que o cotidiano de quem vive na cidade do Rio de Janeiro está marcado pela insegurança pública. Esta afirmativa em si não encerra a realidade vivida pela população desta cidade. Grosso modo, quando nos referimos à segurança pública, pensamos na possibilidade de mobilização pela cidade sem o risco de violências no espaço público: assaltos, roubos, furtos, assassinatos, estupros, enfim, crimes de toda ordem praticados por outros que julgamos como violadores de nossa segurança merecida.

Em nome desta segurança merecida, sobretudo pelos portadores de patrimônio material, é construída e veiculada a tese da insegurança. Esta tese parece ancorada numa ideia de que cabe ao Estado proteger alguns contra a violência de outros. A questão central que queremos trazer para esse debate é: - Quem são esses "alguns" e quem são estes "outros"? Em nome desta segurança pública para alguns a população do Rio de Janeiro convive com a Guarda Nacional desde o final do carnaval deste ano (16/02). E a sua presença não passa despercebida para os olhos de "alguns", tão pouco para os corpos de "outros".

Precisamos falar desta intervenção militar, que não se constitui, em nosso ver, em política pública, uma vez que política pública é ação com investimento institucional para a garantia de serviços para atender direitos de todos. O que está por trás desse espetáculo?

 

Programação

Dia 12/06 – Mesa 1: Fala galera! Corpo e voz de sujeitos e territórios de periferia e favelas. Jessica Raul (Coletivo Fala AKari), Vinícius Pierre - Vila Kennedy (Mídiativista, Escritor, Co-fundador da BrazzaVille Produções e do Canal Vila VK e Membro do Conselho do Observatório da Intervenção), Leonardo Lopes dos Santos – Vila Aliança (Ativista Cultural, Fotógrafo, Produtor Cultural e Profº de Geografia da Rede Pública do RJ). Mediação: Profº Arthur Sérgio Lopes, Geógrafo, Mestre em Geografia (UFF), Dr em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), Profº das FIC/FEUC

Dia 13/06 – Mesa 2: Raízes estruturais e políticas da intervenção militar no Rio de Janeiro Doriam Luis Borges de Melo - Doutor em Sociologia pelo IUPERJ, mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (UERJ). Coordenou a pesquisa "Condições de Vida e Vitimização na Região Metropolitana do Rio de Janeiro". É autor do livro "O Medo do Crime na Cidade do Rio de Janeiro: Uma análise sobre a perspectiva das Crenças de Perigo". Tainá Reis de Paula – Arquiteta e mestre em Urbanismo (UFRJ), coordena o Projeto Brasil Cidades no estado do Rio de Janeiro. Mediação: Profª Marina Freitas Garcia, Socióloga, mestre Ciências Sociais, (UERJ) doutoranda em Sociologia (UERJ), Profª das FIC/FEUC e Carlos Matheus Pereira de Souza (7º período de Ciências Sociais – FIC/FEUC).

 

Data do evento: 12 e 13 de junho de 2018

 

Horário do evento:

Credenciamento - 18h

Atividades - das 19h às 21h 50min.

 

Inscrições:

Para alunos da FEUC - pela área restrita

Para alunos externos - presencialmente, no setor de atendimento (Estrada da Caroba, 685 - Campo Grande. Bloco B)

Logo-Clube-de-Vantagens-Novo

banner biblioteca